TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO BÁSICO
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O curso de Especialização Tecnologias Digitais para o Ensino Básico, ofertado na modalidade a distância, pelo CED/UFAM, de acordo com o seu projeto pedagógico foi criado para atender as necessidades formativas dos professores que atuam no Educação Básica, nas escolas públicas localizadas no estado do Amazonas, a fim de promover a formação continuada de professores da rede pública de ensino, no contexto de uso integrado das tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem. E assim:
- Proporcionar aos professores espaços de discussão sobre o uso das tecnologias digitais em sala de aula, a partir de fundamentação teórica, que permita refletir sobre o uso crítico e criativo de tais tecnologias;
- Discutir as tecnologias digitais, desmistificando seu caráter puramente técnico, de forma a integrar os aspectos pedagógicos e tecnológicos nas atividades escolares, que primam pela inovação das práticas docentes;
Planejar atividades que reflitam o uso das tecnologias digitais e sua inserção na escola, que apresentem viabilidade em relação à infraestrutura e a realidade de seus alunos, visando o desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento;
PERFIL DE ATUAÇÃO:
O curso Tecnologias digitais para o Ensino Básico, visa capacitar os professores da rede pública de educação básica, no uso das tecnologias digitais , de forma integrada aos conteúdos disciplinares no âmbito da escola e nas atividades realizadas em sala de aula. Ele abre espaços para que os docentes possam refletir sobre o uso das tecnologias de forma crítica e criativa, pensando o currículo do educação básica, de forma integrada, ampliando seus conhecimentos, cultivando novas práticas pedagógicas que atendam ao processo de ensino aprendizagem, no contexto da cultura digital.
Do ponto de vista do desenvolvimento regional, ao fortalecer a formação dos professores locais, o curso contribui para o desenvolvimento da educação, ajudando a melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, os resultados dos estudantes. Se constitui como um diferencial importante para os professores que atuam no educação básica, ampliando seus conhecimentos e contribuindo para que reflitam e discutam com seus pares sobre a importância da integração das tecnologias digitais aos conteúdos trabalhados pelos docentes, tanto no âmbito das escolas que se localizam na capital quanto àquelas localizadas dos municípios atendidos. E ainda possibilita avanços importantes na formação de professores, tais como:
- Ampliação de conhecimentos: Os professores podem aprender a usar novas ferramentas tecnológicas, o que enriquece suas práticas pedagógicas e torna as aulas mais interessantes e atuais.
- Integração com os conteúdos: O curso ajuda os professores a incorporarem as tecnologias aos conteúdos que já trabalham em sala, tornando o ensino mais dinâmico e relevante para os estudantes.
- Promoção de inovação pedagógica: Incentiva a criação de novas estratégias de ensino, estimulando a criatividade e a inovação nas escolas da região.
- Adaptação às mudanças culturais: Considerando as mudanças culturais provocadas pelo uso das tecnologias, o curso prepara os professores para atuarem de forma mais efetiva nesse novo cenário, promovendo uma educação mais conectada com a realidade dos alunos.
- Capacitação acessível: Oferecido na modalidade a distância, o curso possibilita que professores de áreas remotas ou de difícil acesso tenham oportunidade de se qualificar sem precisar se deslocar, promovendo maior inclusão.
- Essas vantagens ajudam a preparar os professores para enfrentarem os desafios do ensino na região, tornando a educação mais inovadora, inclusiva e alinhada às tecnologias atuais.
FORMA DE INGRESSO NO CURSO: Processo Seletivo EDITAL 016/2024-GR, DE 28 JUNHO DE 2024: Download
Estrutura curricular: Disciplinas Modulares a distância com atividades presenciais obrigatórias aos finais de semana nos polos (a definir com os professores)
Disciplinas Modulares |
Início |
Fim |
CH |
Professores |
Ambientes Virtuais e suas funcionalidades |
04/12/2024 |
15/02/2025 |
45 |
Jorge Alberto S. da Silva |
Metodologias Ativas para o Ensino Básico |
17/02/2025 |
22/04/2025 |
60 |
Maria Ione Feitosa Dolzane |
Metodologia da Pesquisa |
10/07/2025 |
21/08/2025 |
45 |
Eduardo de Castro Gomes |
Inteligência artificial generativa na educação |
14/09/2025 |
26/10/2025 |
45 |
Afrânio Neves Ferreira Júnior |
TDIC para o Ensino de Ciências |
45 |
João Victor Figueiredo Cardoso Rodrigues |
||
TDIC para o Ensino da Língua Portuguesa |
45 |
Maria Ione Feitosa Dolzane |
||
TDIC para o Ensino de Geografia |
45 |
Suzy Pedroza da Silva |
||
Gamificação: O jogo como estratégia didática no ensino aprendizagem |
12/11/2025 |
10/01/2026 |
45 |
Adriana Doroteu Dantas |
TDIC para a Gestão Escolar |
45 |
Aliuandra Cardoso Barroso Heimbecker |
||
Produção de material didático digital |
45 |
Eduardo de Castro Gomes |
||
Tecnologias Assistivas |
45 |
Adriana Doroteu Dantas |
||
Formação de professores na cultura digital |
45 |
Aliuandra Cardoso Barroso Heimbecker |
||
Tecnologias digitais para interdisciplinaridade |
24/01/2026 |
|
60 |
Suzy Cristina Pedroza da Silva Régis Tribuzy de Oliveira Eduardo de Castro Gomes Jurandir Moura Dutra Adriana Doroteu Dantas |
TCC |
|
|
60 |
Todos os professores |
PPC2023: Download
Duração: 18 meses
Carga Horária: Total 405h (Resolução CNE/CES nº N° 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007 )
Coordenadora: Profª. Drª. Selma Maria Nascimento Evangelista
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
POLOS DE OFERTAS
ALUNOS MATRICULADOS
OFERTA - CÓDIGO DO CURSO - POLO -ESTADO |
ENTRARAM |
|
1ª OFERTA 2025 - 2026
|
PL- TDEB -01 – MANAUS-AM |
38 |
PL-TDEB-02 - MAUÉS - AM |
12 |
|
PL- TDEB-03 – LÁBREA-AM |
10 |
|
PL- TDEB-04– MANACAPURU-AM |
10 |
|
PL- TDEB-05 - TEFÉ - AM |
09 |
|
PL- TDEB 06 - ITACOATIARA |
07 |
|
TOTAL |
86 |